Performance em Dança

::2012

Estudo para dois

Conceito/ Coreografia/ Figurino/ Dramaturgia

Parte na criação/ Coreografia: Adelaide Rodrigues

Intérpretes: Maíra Santos e Adelaide Rodrigues

Fotografia: Filipe Dores/Olhar externo: Yehonatan Gourvitch

premiere: 4 de maio de 2012 – Companhia Olga Roriz Lisboa

Pele Crua

Conceito/Improvisação/Intervenção Urbana

premiere: 25 de maio de 2012, Túnel do metro Baixa Chiado Lisboa

apoio: Casa do Brasil de Lisboa (CBL)

Produção: PT bluestation

::2011

Sonic Body Boom – Dance-Music Interrelation Improvisation-System

Conceito/Improvisação

Henrik Kaalund

premiere: 28 de maio – Micamoca Berlim

Performance: Maíra Santos, Stella  Zannou, S, Kofoed, S, Vavoulas, E, Szente, B, Jefferson, Z, Richter.

Home page: http://www.youtube.com/user/WWWKaalundNet

The skin of bones

Conceito/Coreografia

premiere: 5 de janeiro – International NNU Festival- Theaterkapelle Berlim

 

::2010

Project Icarus

Conceito: Irene Acardio

performance em Dança

Maíra SANTOS/ Tina WITHOHON/ Edyta JAWORSKA

Música

Laura LEINER

premiere: Festival 48 Studen Neukölln;Tempelholfer Park Berlim

 

Improvisation Freestyle

Conceito e performance em dança

Maíra SANTOS/ Simone DONHA

música

Laura LEINER.

Freestyle -The art of Improvisation; Tanzfabrik, Berlim.

 

::2009

Corbeil – Essones

Solo/Performance em Dança

premiere: 21 e 22 deNovembro – Ada Studio em “10 times 6: 10 short pieces Berlim

 Essones

Conceito e performance

Maíra SANTOS/ Marilia CARNEIRO.

premiere: 15 de Janeiro – Contact in Rio Festival; Centro Coreográfico Rio de Janeiro.

Formação Acadêmica/Titulação

2012- Atual    

Doutorado em Motricidade Humana, especialidade Dança faculdade  da Motricidade Humana,  Universidade Técnica de

Lisboa, e integrante do quadro de pesquisadores do LABORARTE – Laboratório de Estudos sobre Corpo, Arte e

Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Brasil.

Orientadores: Ana Macara e Marcia Strazzacapa

 2004-2008  

Graduação  Lic. Bach. Dança e Produção Cultural. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil.

Título: Composição Dramatúrgica: leitura dos elementos sígnicos e análise de movimento na obra EntreTantoS, um trabalho de conclusão. Apresentação de obra artística/ coreográfica: “EntreTantoS”.

Orientador: Lu Favoreto e Valéria Cano Bravi

Bolsista do: Centro Brasileiro de Desenvolvimento do Ensino Superior

2003 – 2006

Mestrado em Antropologia Social.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, Brasil

Título: Macaenses em trânsito: O Império em fragmentos (São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa, Macau), Ano de obtenção: 2007

Orientador: Omar Ribeiro Thomaz

Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

1997 – 2002

Graduação em Ciências Sociais

Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil

Título: Projeto Memórias do Império: As Comunidades Macaenses e Sino-Moçambicanas em São Paulo

Orientador: Omar Ribeiro Thomaz

Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

1992 – 1994

Ensino Médio (2° grau).

Colégio Santa Cruz, CSC, Brasil

1988 – 1991

Ensino Fundamental (1° grau)

Colégio Vera Cruz, VC, Brasil

Professora da Dança

2008 – 2009  

Clube dos Paraplégicos de São Paulo – CPSP

vínculo: Colaborador , Enquadramento funcional: professora de dança , Carga horária: 6,  Regime: Parcial

Professora de dança para crianças e adultos com ou sem deficiência, sob coordenação de Andréa Passarelli.

2007 – 2007  

Galeria Olido

Vínculo: Livre , Enquadramento funcional: Professora de Dança , Carga horária: 4,  Regime: Parcial

Curso de dança contemporânea para iniciantes, adolescentes e adultos, coordenado por Iracity Cardoso, sob supervisão de Ana Terra e Silvia Geraldi.

2008 – 2008  

Núcleo Morungaba – MORUNGABA

Vínculo: Colaborador , Enquadramento funcional: assistente , Carga horária: 3,  Regime: Parcial

Outras informações:

Assistência a Mariagela Fabiane Melcher  no curso Improvisação do Movimento para jovens com deficiência.Na construção do trabalho: “O movimento espontâneo e a síndrome de down”, coordenados por Renata Macedo Soares e Mariângela Fabiane Melcher, apresentado na Conferência Internacional –Celebração Global Laban -2008.As perguntas geradoras do processo de pesquisa na relação movimento e a sídrome de down, a partir de um determinado estudo de caso, foram: a relação do movimento direcional com o aprendizado; a interpretação via motor e não pela via cognitiva; a integração corporal que acontece em determinados momentos e estímulos, isto é, o que pode facilitar essa ativação do corpo?E por fim a relação do aprendizado com a dança.